terça-feira, 28 de junho de 2011

COMENTÁRIOS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

    O sistema respiratório é formado por diversos órgãos, cada um com uma função especifica. São eles: nariz, faringe, laringe, traqueia e pulmões compostos de brônquios e alvéolos.

    A epiglote é uma fibrocartilagem localizada na entrada da laringe.
Laringe é o órgão constituído por cartilagem, ligamentos e músculos. Tem como funções e respiração, fonação e proteção de vias aéreas.

    O diafragma é um músculo estriado responsável pela respiração. Esta localizada na fronteira entre a cavidade torácica e a abdominal.

    Surfactante é uma substancia com a capacidade de reduzir a tensão superficial, aumentando a complacência pulmonar e o trabalho para respirar. Colabora com a estabilidade dos alvéolos e pequenas vias aéreas, impedindo seu colabamento.

    Atelectasia pode ser definida como colabamento pulmonar. Colabamento pulmonar acontece quando o pulmão “murcha” total ou parcialmente, impedindo a passagem do ar.
O liquido pleural e produzido continuamente pela pleura parietal.

    O sistema de troca gasosa: hemoglobina combina com o oxigênio, formando a oxihemoglobina. Nas células, temos a hemoglobina unida ao dióxido de carbono, após o metabolismo. Essa união forma a carboxihemoglobina, que ao passar pelos alvéolos, onde ocorre a troca gasosa, transforma em oxihemoglobina.

    Enfisema pulmonar é uma doença crônica em muitos casos associadas ao tabagismo.
    Traqueostomia é a abertura cirúrgica da traqueia para permitir a passagem de ar. Pode ser provisória ou definitiva. Sua indicação principal a para pacientes que necessitam de ventilação mecânica e já estão com entubação orotraqueal há mais de 7 dias.

    Labectomia é a cirurgia para retirada de parte do pulmão (lobo).
O primeiro transplante de pulmão em humanos foi realizado nos EUA em 1963.
O tempo máximo de retirada do pulmão e transplante para outra pessoa não pode ser superior a 4 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário